Compartilhar

1) Torne-se excelente! Saiba como:

Seja realmente bom em alguma coisa! Não fique só choramingando ou querendo progredir às custas dos outros. Não pense que só porque compareceu por 4 anos em uma faculdade ouvindo um professor falar sobre software que você sabe algo! 

Jogador de futebol não aprende a jogar bola tendo aula. Ele pratica! Instrumentistas geniais não aprendem a tocar tendo aula. Eles praticam!
Pratique! Chegue em casa depois do trabalho e da aula e pratique! No final de semana, pratique!

Crie seu próprio vírus, seu próprio jogo, seu próprio SO, seu próprio framework, seu próprio webserver, sua própria VM, qualquer coisa! Mas pratique!

Não se limite a programação! Faça networking, estude vendas, PNL, etc.

Você só precisa ser bom e ter paixão pelo que faz!!


2) Não seja deslumbrado!

Desenvolvimento de software é a mesma coisa há 60 anos: modelo imperativo. Há 40 anos: orientação a objetos. Bancos de dados relacionais: 30 anos. ("Web", por exemplo, não é uma tecnologia ou um paradigma. É meramente um conjunto de restrições sobre como desenvolver e distribuir seu software).

Não corra atras da ultima buzzword do mercado. Busque a essência, os fundamentos!

Trabalhe com software livre. Não dê ouvidos a grandes empresas, grandes instituições ou grandes nomes só porque são grandes!

3) Mantenha-se Móvel.

Com a demanda que temos hoje no mercado se você é desenvolvedor de software e não consegue negociar um contrato com uma empresa onde você é pago por hora e pode trabalhar quantas horas quiser, você precisa rever a sua eficiência!

É melhor ter dois empregos de meio período do que um de período integral! Isso porque você pode largar um deles a qualquer momento.

Vc nunca vai conseguir nada melhor se não tiver tempo! Ou se não tiver disponibilidade para desenvolvimento do seu sonho!


Vc sustenta seus pais e 7 irmãos? Não? Então para de ser ganancioso e medroso no curto prazo! Pare de pagar a faculdade, mestrado, pós, MBA,...

No mercado existem muitos com nível superior completo, porém poucos que realmente se destacam no que faz!


Trabalhe remoto. Não é o mais fácil, mas é perfeitamente possível!

Lembre-se: Se você trabalha para alguém, certamente está trabalhando para a realização do sonho de alguém! E não para que o seu sonho seja realizado!

Não fique reclamando que está trabalhando demais! Não esqueça que você trabalha com lógica! Então aumente seu preço e trabalhe menos caso precise!

Seja um otimista jubiloso! O fácil já fiz! O difícil estou fazendo e o impossível tardarei um pouco, mais conseguirei!

 

É fato que nos dias de hoje a tecnologia tem exterminado alguns nichos de empregos, onde de um dia para o outro empregos simplesmente deixam de existir. Mas lembre-se:

Uma máquina pode fazer o trabalho de 100 pessoas comuns, mas nenhuma máquina conseguirá fazer o trabalho de 1 pessoa extraordinária!

 

4) Pense grande e lute por isso! Pois você é do tamanho do seu sonho!

As melhores praticas de mercado são polinizadas primeiro nos projetos de software livre. Aprenda com eles! Contribua! Monte o seu!

Primeiramente seja um discípulo, tenha mestres locais, aprenda alguma coisa com pessoas realmente boas!

Depois viaje, encontre outros mestres e aprenda o estilo deles.

Por fim, tenha o seu estilo, tenha discípulos, seja um mestre!!! Torne-se excelente!

 

5) Ganhe notoriedade e tenha mentalidade de abundância.

Ajude seus amigos sem cobrar! Dê palestras gratuitas! Cursos gratuitos! Participe de projetos de software livre!

Pare algumas vezes pra receber um amigo e explicar seu projeto. Vá visitar seus amigos e entende os projetos deles. Viaje com algum amigo seu pra visitar um cliente dele, só pra conversar e fazer companhia! (puts faço isso constantemente!)

Chame amigos seus pra dar curso em dupla com você. Divida clientes! Divida projetos, mesmo que não precise de ajuda!

Dizia o pai de um brother meu de infância: "Tudo que custa dinheiro é barato!"

Participe de dojos, de congressos, de projetos de software livre. Tenha amigos, colegas, conhecidos. Seja conhecido. Não faça apenas ruídos em seis projetos e doze fóruns. Ajude de verdade em um ou dois projetos de cada vez. Ao longo do tempo, vc terá ajudado em vários projetos, trabalhado em varias empresas. E absorverá a experiência.


6) Busque modelos de custo zero e sempre de mais do que espera receber! 

Trabalhe em coisas que tem custo administrativo! Por menos ganho que tragam, depois de prontas certamente agregaram ao seu projeto e a relação custo/beneficio será infinitamente vantajosa!

 

7) Não tenha medo!

Meta a cara! Arrisque empreender! Arrisque inovar! O que você tem a perder??

No máximo um emprego! Mas isso pode ser revertido facilmente em um mercado aquecido como o atual. O pior que pode acontecer é não dar certo.! Mesmo assim você terá aprendido muito mais do que batendo cartão.

Saia da zona de conforto! (Eu mesmo tinha um trabalho estável na Fiocruz) Se o seu trabalho estiver fácil e sob controle, isso significa que ele não está mais agregando para a sua evolução técnica e pessoal.

Não desperdice a chance de trocar de função se a nova oportunidade for mais desafiadora! Isso fará você crescer tecnicamente e o preparará para desafios maiores ainda. Conhecer pessoas novas é tão importante quanto manter-se em contato com código.

Não se detenha por insegurança ou pela sensação de despreparo. Como você acha que vai ganhar experiência em alguma coisa se sempre adiá-la? 

8) Confie e acredite em si mesmo!

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu.
Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito.
Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos.
Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade.
Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração.

Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o!

Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você!

 
Desconfie do destino e acredite em você! Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu!

 

Eu sou sortudo! E quanto mais duro eu trabalho, mais sortudo fico! 


Você precisa fazer sua sorte!

Compartilhe:
Artigos Relacionados
Recomendamos para você