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Quando se trata de escolher um software para sua loja virtual, as possibilidades podem parecer infinitas. Há vários fatores a serem considerados, incluindo:

  • Quais recursos e ferramentas você precisa?
  • A sua tecnologia escolhida pode suportar o seu volume de vendas atual, bem como o crescimento à medida que sua empresa cresce?
  • Qual é o seu orçamento (Budget) de tecnologia e onde você quer chegar? Quanto maior são os seus objetivos, proporcional também será os seus investimentos. Não "ecziste" pato que põe ovos de ouro!

 

Neste artigo, focaremos em te auxiliar quanto a escolha de sua loja virtual ヅ Embora diferentes plataformas de comércio eletrônico ofereçam recursos diferentes, todas oferecem aos comerciantes a oportunidade de criar uma boa loja online para vender seus produtos. 

Analisamos as 6 principais opções do mercado hoje para ajudá-lo a descobrir qual é o melhor para o seu negócio.

Iremos avaliar por:

(OBS: A lista abaixo segue o nível de prioridade e importância que enxergo no projeto de desenvolvimento de um e-commerce)

  • 1 - SEO (O quanto bom é a plataforma para performar em SEO)
  • 2 - Checkout (O quanto fácil é fechar um pedido)
  • 3 - Flexibilidade (O quanto fácil é personalizar a plataforma e o quanto fácil é para se ter uma boa usabilidade)
  • 4 - Tecnologia (O quanto boa é a tecnologia de base da plataforma)
  • 5 - Segurança (O quanto seguro é plataforma)
  • 6 - Vanguarda (O quanto uma plataforma pode acompanhar as inovações de mercado)
  • 7 - Performance (Quanto de carga a plataforma pode suportar)
  • 8 - Mão de Obra Qualificada (Facilidade é de se encontrar mão de obra qualificada)

E usaremos 5 estrelinhas ★☆ para mensurar e tangibilizar melhor esse review. E enumerei os tópicos acima para demostrar sua importância.

Vale ressaltar que vamos tratar os itens abaixo baseando-se no portifolio de empresas sérias e competentes no Brasil.

O poder de "MIDAS" pode tranformar qualquer plataforma em ouro como também pode transformar qualquer ouro em lixo. Portanto pesquise bem a agência ou profissional que irá tocar o seu projeto, a qualidade empregada será altamente determinante para o seu sucesso!

PS: A análise abaixo é particular, baseando no meu legado e experiência sobre o segmento de e-commerce o qual venho atuando de forma presente há mais de 9 anos. Meu skill é principalmente no uso das tecnologias de vanguarda para o e-commerce, SEO e checkout.

Além de ser um dos desenvolvedores brasileiro com maior número de módulos Open Source, posso destacar o projeto Open Source http://onestepcheckout.com.br/ que esta presente em mais de 8mil lojas brasileiras.

1. Magento

O Magento é feito principalmente para negócios de comércio eletrônico em nível empresarial. Como uma plataforma de comércio eletrônico de código aberto, o Magento requer recursos de programação e desenvolvedor, criando uma barreira maior à entrada do que plataformas plug-and-play como o Shopify.

Dito isto, o Magento oferece uma ampla variedade de recursos para vendedores corporativos, incluindo a capacidade de crescimento em SEO, inovações, oferecimento de descontos, suporte a pagamentos recorrentes, listagens ilimitadas de produtos e muito mais...

A versão básica do Magento é gratuita, mas a versão corporativa pode custar mais de US $ 150.000 por ano. Para grandes e médias lojas online, que buscam diferenciações e presença online. O Magento é sem dúvidas uma ótima opção.

  • SEO: ★★★★☆ (4/5)
  • Checkout: ★★★★★ (5/5)
  • Flexibilidade: ★★★★★ (5/5)
  • Tecnologia: ★★★★★ (5/5)
  • Segurança: ★★★★☆ (4/5)
  • Vanguarda: ★★★★☆ (4/5)
  • Performance: ★★★★☆ (4/5)
  • Mão de Obra Qualificada: ★☆☆☆☆ (1/5)
  • Nota Final: ★★★★☆ (4/5)

Principal empresa de desenvolvimento no Brasil: Soy Yo! ヅ Inovarti 

A propósito... esse site da Inovarti é feito com Magento e usa nosso módulo de blog que foi desenvolvido para ser interno no e-commerce. Mesclando assim o conteúdo com a plataforma de e-commerce.

Misturar blog com e-commerce de maneira bem feita é bem gostoso e trás ótimos resultados, foi o que o projeto da Unilever fez com sua plataforma própria https://www.allthingshair.com/pt-br/

Principal diferencial da Inovarti: É a única empresa no Brasil com desenvolvimento 100% indoor (dentro de casa). Isso permite maior controle sobre inovações e segurança. A segurança

2. Shopify

O Shopify é uma das plataformas de comércio eletrônico mais populares do mundo, em parte devido à simplicidade de lançar rapidamente uma nova loja. Isso torna o Shopify particularmente popular entre marcas de comércio eletrônico menores, que fazem um volume menor de pedidos.

Dependendo dos recursos adicionais e do volume do pedido, os preços mensais do Shopify podem variar de US $ 29 a US $ 299. Apesar das opções limitadas de personalização, o Shopify é uma ótima opção para comerciantes de comércio eletrônico para pequenas e médias empresas.

  • SEO: ★☆☆☆☆ (1/5)
  • Checkout: ★★★☆☆ (3/5)
  • Flexibilidade: ★★☆☆☆ (2/5)
  • Tecnologia: ★★★★☆ (4/5)
  • Segurança: ★★★★★ (5/5)
  • Vanguarda: ★★☆☆☆ (2/5)
  • Performance: ★★☆☆☆ (2/5)
  • Mão de Obra Qualificada: ★★☆☆☆ (2/5)
  • Nota Final: ★★★★☆ (4/5)

Principal empresa de desenvolvimento no Brasil: Samurai Experts

3. Vtex

VTEX é uma multinacional brasileira de tecnologia com foco em cloud commerce desenvolvedora da plataforma VTEX Cloud commerce, disponibilizada no mercado como SaaS, com atuação em alguns paises e com clientes como Whirlpool, Staples, O Boticário, Nespresso, Tramontina...

Apesar de bem engessada em algumas partes como SEO e inovações a Vtex possui um checkout clean e uma administração bem fluída.

  • SEO: ★☆☆☆☆ (1/5)
  • Checkout: ★★★★★ (5/5)
  • Flexibilidade: ★★★☆☆ (3/5)
  • Tecnologia: ★★☆☆☆ (4/5)
  • Segurança: ★★★★★ (5/5)
  • Vanguarda: ★★☆☆☆ (2/5)
  • Performance: ★★★★☆ (3/5)
  • Mão de Obra Qualificada: ★★★★☆ (4/5)
  • Nota Final: ★★★★☆ (4/5)

Principal empresa de desenvolvimento no Brasil: Diversas Agências

4. BigCommerce

Com uma ampla variedade de recursos e opções de personalização, o BigCommerce atrai os comerciantes de comércio eletrônico de nível empresarial e industrial, como Toyota e Natori...

Os recursos incluem tempo de atividade líder do setor, parcerias avançadas de segurança, pagamento e atendimento de pedidos e uma ampla variedade de integrações internas aos principais aplicativos de comércio eletrônico.

O BigCommerce pode ser uma opção cara e com uma curva de aprendizado íngreme, mas é popular por um motivo - oferece uma loja completa sem obstáculos complexos de back-end, tornando-a uma ótima opção para uma grande variedade de comerciantes.

  • SEO: ★☆☆☆☆ (1/5)
  • Checkout: ★★☆☆☆ (2/5)
  • Flexibilidade: ★☆☆☆☆ (1/5)
  • Tecnologia: ★★☆☆☆ (4/5)
  • Segurança: ★★★★★ (5/5)
  • Vanguarda: ★☆☆☆☆ (1/5)
  • Performance: ★★★☆☆ (3/5)
  • Mão de Obra Qualificada: ★☆☆☆☆ (1/5)
  • Nota Final: ★★★★☆ (3/5)

Principal empresa de desenvolvimento no Brasil: Diversas Agências (Não conheço nenhuma para referenciar)

5. WooCommerce

O WooCommerce não é uma platafomra de e-commerce, mas sim um plugin WordPress gratuito que permite que os comerciantes de comércio eletrônico transformem seus sites WordPress em lojas online.

Uma das plataformas de comércio eletrônico mais populares do mundo, o WooCommerce se populariza devido sua facilidade de instalação, onde não se faz necessário conhecimentos mais profundos de programação e performance. Ele pode ser uma ótima opção para marcas menores, com recursos de desenvolvimento do WordPress disponíveis.

Por não ser uma plataforma de e-commerce, o WooCommerce pode te prejudicar quando o seu negócio começar a crescer, isso porque ele não possui funções mais complexas de um e-commerce de médio porte.

  • SEO: ★★☆☆☆ (2/5)
  • Checkout: ★☆☆☆☆ (1/5)
  • Flexibilidade: ★★★★☆ (4/5)
  • Tecnologia: ★★☆☆☆ (2/5)
  • Segurança: ★☆☆☆☆ (1/5)
  • Vanguarda: ★★★★☆ (4/5)
  • Performance: ★☆☆☆☆ (1/5)
  • Mão de Obra Qualificada: ★★☆☆☆ (2/5)
  • Nota Final: ★★☆ (2/5)

Principal empresa de desenvolvimento no Brasil: Diversos Freelancers

Conforme falamos no artigo: As Melhores Lojas Magento de 2019 existem diversas análises de plataformas, como o Magic Quadrant 2018 de Gartner, que possui anualmente um relatório sobre as melhores plataformas de e-commerce do mundo.

No Quadrant ele aponta Magento no guadrante LÍDER, junto com SAP, Oracle, Salesforce, Digital River e IBM. E aponta no quadrando NICHOS, as plataformas: Shopify, Vtex e BigCommerce. Veja que conforme dito acima o WooCommerce não é listado na análise de Garther

PS: Como pode ser visto na análise de Garther, o WooCommerce não é uma plataforma de e-commerce! Eu apenas coloquei ele na lista das 6 mehores plataformas de e-commerce para ilustrar essa narrativa com maior plausividade e dados factuais.

O WooCommerce pode ser um bom subterfúgio inicialmente, mas pode gerar muitos problemas quando você necessitar de funcionalidades mais robustas.

Até que as minhas análises acima batem com o relatório do quadrante mágico de Garther. Contudo...

Um ponto interessante e incomum é que o quadrante Mágico de Garther não cita a plataforma SprykerParticulamente eu considero o Spryker a melhor plataforma de e-commerce do mundo!

6. Spryker

A aceleradora de startups alemã Project-A lançou há 5 anos a plataforma Spryker. Os clientes d1 Spryker têm acesso a um produto que passou no teste extensa por especialistas: predecessor do quadro foi implementado em vários projetos de e-commerce no Projeto A desde 2012.

CTO Fabian Wesner incorporou sua experiência completa com projetos de crescimento rápido na Rocket Internet, por exemplo dafiti.com.br, loja de destaque do Brasil on-line de moda.

Ou seja, apesar de já ter sido negado por diversas vezez para esconder seu legado por trás da plataforma e recriar um novo enredo com perspectivas diferente e assim criar uma nova narrativa. O Spryker é uma plataforma derivada do Magento. Inclusive suas urls ainda respeitam o padrão de url do Magento

Criação de conta da Dafiti, Criação de conta da Tricae, Criação de conta da Kanui,.. todas elas empresas que participaram do grupo Rocket Internet. A plataforma Spryker possui um custo anual para sua licença On Premisse de mais de 100 mil euros. 

  • SEO: ★★★★★ (5/5)
  • Checkout: ★★★★☆ (4/5)
  • Flexibilidade: ★★★★★ (5/5)
  • Tecnologia: ★★★★★ (5/5)
  • Segurança: ★★★★★ (5/5)
  • Vanguarda: ★★★★☆ (4/5)
  • Performance: ★★★★★ (5/5)
  • Mão de Obra Qualificada: ☆☆☆☆☆ (0/5)
  • Nota Final: ★★★★ (5/5)

Principal empresa de desenvolvimento no Brasil: Não conheço! Mas nós da Inovarti podemos assumir! ヅ

O Spryker ganha destaque principal aqui no post. Hoje a plataforma Inovarti é a plataforma mais próxima do Spryker. De fato "copiamos" muitas inovações como o módulo de criação de landing page dinâmico(Que é sensacional para SEO!), gamificação por voucher, home com mosaico, precursor no uso do One Step Checkout, estudos de PNL, Módulo de glossário para melhor indexação das landing pages, busca em land, loja oficial, voucher na view do produto,... 

EXTRA: Abaixo segue o que considero ser o destaque do Spryker no Brasil. O uso da gamificação por voucher. Tanto no Spryker como no Magento se tem como setar as promoções de maneira automática, assim que colocado no carrinho. Contudo a Project A usou do PNL (Programação Neurolinguística) para assim aumentar a experiência por parte do comprador.

Ao colocar para o cliente copiar o voucher o cliente entende que ele foi a peça chave para conseguir o desconto, isso acaba resultando no aumento da experiência, pois é naturalmente liberado mais dopamina no ato da compra.

Bem é isso! vlw pessoal!

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  • Muito top! 04/10/2019 07:07 -

    tmj ;) 11/10/2019 14:54 - Inovarti

  • Muito bom, obrigado por compartilhar 26/09/2019 12:48 -

    Não há de quê! :) 03/10/2019 11:10 - Inovarti

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