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Comprar e vender pela internet nos dá acesso a uma infinidade de produtos. Quando falamos de marketplace, esse volume aumenta ainda mais. Mas será que você conhece bem o que é um Marketplace, as vantagens em ter um e como funciona?

O que é um marketplace?

Marketplace é um e-commerce colaborativo, normalmente especializado em um tipo de produto ou serviço, onde lojistas diferentes vendem seus itens. É como se fosse um shopping físico especializado no segmento de decoração, por exemplo, onde diferentes empresas vendem produtos similares e complementares, de marcas distintas. 

Quais as vantagens?

Para quem deseja iniciar as vendas pela internet, a experiência em um marketplace pode ser bastante interesse. Com investimentos bem menores do que aqueles necessários para se montar um e-commerce, é possível adquirir conhecimentos para depois partir para seu negócio individual (se bem que este tipo de venda costuma ser sempre tão positiva que, mesmo aqueles que optam por abrir uma loja virtual própria, permanecem vendendo também em um marketplace).

Outro ponto interessante é que o marketplace geralmente possui um bom público e ele passa a ser um centralizador. Assim como hoje em dia caso precise de algo você vai a um shopping por ele ter diversas lojas, o marketplace vai além pois como dito acima, ele funciona como um centralizador de diversas lojas de um nicho. Um exemplo de um marketplace físico seria os shoppings de informática de hoje em dia. Onde permite visitar e pesquisar uma maior variedade de peças, marcas e preços.

Como funciona um marketplace para os lojistas?


O lojista que quer fazer parte de um marketplace deverá verificar quais regras de comissionamento, feito o cadastro é preciso desenvolver os valores para os produtos ofertados.

Aposte em descrições completas, fotos de qualidade (em diversos ângulos) e em vídeos ilustrativos. É preciso fazer com que o cliente sinta-se próximo do produto, para que ele tenha segurança para comprá-lo.

Ao conquistar o desejo de compra do cliente e realizar a venda, o próprio site se encarrega de dividir o pagamento entre o administrador, lojista e integrador do pagamento. Com isso, há uma maior liberdade e transparência nas transações comerciais.

Um bom exemplo para desenvolvimento de um marketplace é quando você já possui a praça(Clientes). Hoje em dia existem diversos blogs na web para públicos específicos, vamos dar um exemplo de um blog de decoração.

Existem blogs com 50/100 mil visitas orgânicas dia, ou seja, ele possui os clientes mas não possui a expertise na revenda de produtos. Caso esse blog desenvolva um marketplace ele dará o suporte tecnológico para que aconteça as vendas dos seus lojistas, além de trazer um público preciso.

Com isso o blog passa a receber comissões em cada venda de seus lojistas. Onde certamente é mais lucrativo do que venda de publicidade.

No Brasil esse conceito de ter seu marketplace é novo, na verdade é uma novidade mundial, apesar de que se levantarmos quais os maiores e-commerces mundiais certamente veremos os marketplace no topo, como: Amazon, eBay, Mercado Livre, Aliexpress, Alibaba,... Mas somente hoje os investidores estão conseguindo enxergar infinitas possibilidades.

Os grandes cases brasileiro já perceberam isso como Dafiti, Kanui, Ricardo Eletro, Cnova, B2W,... Eles conseguiram enxergar uma infinidade de possibilidades, tais como:

  • Aumento de mix de produtos (Exemplo: B2W vender produtos que antes não existiam em seu mix de produtos);
  • Absorção do SEO das marcas (Exemplo: Marcas grandes e pequenas que não possuem um e-commerce focado em SEO conseguem ser engolidas pelos marketplaces);
  • Maior controle sobre os concorrentes (Exemplo: Dafiti vende roupas, além dela absorver o público das pequenas marcas ela consegue ter uma ótima comissão ao misturar produtos de marcas desconhecidas com marcas conhecidas, saber quais produtos de interesse dos clientes, quais potenciais cidades e público,...)
Ou seja, certamente se você possui público ter um marketplace é muito interessante!

Quais os benefícios de um marketplace para os clientes?


Para os consumidores, tais locais são atrativos pelo fato de eles encontrarem várias marcas, modelos e preço em um só lugar. Ao digitar o nome do produto no campo de busca, aparecem diversas opções e ele poderá escolher rapidamente a que melhor se adequa a sua necessidade. Com um único pagamento e apenas um valor de frete, é possível comprar de lojistas diferentes.

Marketplace Inovarti no Magento


Foram meses e meses de estudos até conseguirmos desenvolver o melhor fluxo de funcionalidade em cima da plataforma Magento para trabalhar com marketplace.

Nossa meta sempre foi deixar 100% padronizado para assim conseguirmos acompanhar as atualizações da plataforma Magento e conseguir escalar. Posso colocar que somos orgulhosos pelo que criamos :D Pois conseguimos criar algo muito híbrido(Flexível).

Abaixo vou listar nossas funcionalidades do marketplace, mas por sermos 100% padronizados conseguimos juntar as novas funções do marketplace com nossas funcionalidades exclusivas de e-commerce.

  1. Dashboard para o lojista;
    -- Tela de cadastro/edição dos produtos;
           -- Fácil controle dos atributos e edição dos produtos pelo frontend;
    -- Tela de acompanhamento de vendas;
    -- Tela de acompanhamento das avaliações;
    -- Tela de gerenciamento das etiquetas do Sigepweb individual por loja;
           -- Criação das etiquetas usando Sigepweb;
           --  Criação das PLPs do Sigepweb; 
  2. Split de carrinho;
    -- O carrinho irá separar os produtos por loja, deixando assim bem claro e simples para cada loja o seu valor total, desconto e tempo de entrega;
  3. Módulo dos correios com cotação separado por loja;
    -- Opção de consulta online, caso esteja offline o sistema irá consultar nossa tabela offline dos serviços dos clientes que é atualizada a cada 3 dias;
    -- Com a cotação separada por loja o tempo de entrega poderá variar de loja para loja;
    -- Somente será exibido métodos de entrega comum entre as lojas, ou seja, o método Sedex 10 somente será exibido se todas as lojas tiverem essa opção habilitada;
  4. Url da loja usando rescrita, exemplo: http://www.seumarketplace.com.br/motofranca
    -- Nas configurações das lojas é possível criar regra de frete grátis por valor, exemplo: Loja do Deivison (Frete grátis nas compras acima de 200 reais), nesse exemplo somente a loja do Deivison entrará na regra de frete grátis, ou seja, a regra de frete grátis é separado por loja.
  5. Utilização de nosso módulo de criação de landingpage, ou seja, com esse módulo fica fácil montar páginas de entrada do tipo http://www.marketplace.com.br/blackfriday-2016 misturando diversos produtos e lojas usando regras de filtro. Atualmente os únicos e-commerces que conheço que possui esse nível de customização são os da Rocket Internet e os nossos. Somos a única plataforma de marketplace no Brasil com essa opção. Lá fora podemos citar como exemplo a Aliexpress que trabalha as landingpages de maneira brilhante. Porém eles trabalham a landingpage com categorias. Criar landipage como a Rocket Internet e nós criamos é muito simples, exemplo: 

    http://www.seumarketplace.com.br/lifestyle

  6. Módulo exclusivo de avaliação;
    -- Envia email automáticamente solicitando avaliação;
  7. Módulo de importação de produtos em massa por CSV setando a loja;
  8. Painel do cliente separando pedidos por loja;
    -- Para cada loja é criado um pedido, assim fica mais fácil administrar entrega do sigepweb separadamente por loja, estornos e cancelamentos;
    -- O valor do pedido é gerado somente uma vez com o valor total, ou seja, é passado o valor total do pedido na operadora do cartão ou é gerado o boleto com o valor total de todos os pedidos.
    -- O módulo da MOIP faz o split(repasse dos valores) de forma automática;
  9. Várias outras funcionalidades....

Bem é isso, com certeza será difícil encontrar outra plataforma brasileira com a quantidade funções e qualidade que temos :)

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