Recentemente vi um cliente usando as variáveis personalizadas do Magento. e sinceramente... eu nem sabia como isso rodava! rs
Basicamente o cliente usou as variáveis do Magento para criar um nível de reutilização de blocos em HTML. Ou seja, ele criava 2 variáveis no Magento, uma para o início e outra para o fim. E entre elas ele colocava o conteúdo.
Veja o exemplo de como o cliente usava as variáveis personalizadas:
Na variável personaliza chamada no código como: code=header_lp_1 veja o que ele tem dentro: (Vou colocar a imagem maior para que se possa ler seu conteúdo)
Ou seja... ele chama a variável code=header_lp_1 somente para fazer uma parte do HTML e em seguida com com o link da imagem e chama a code=header_lp_2 (que possivelmente fecha o HTML anterior e segue com a outra parte)
<!--INICIO HEADER-->
<!--LINK FOTO DE FUNDO DO HEADER-->
/media/wysiwyg/landings/noivas.jpg
Ao ver isso percebi que ele usou o que ele tinha para dar uma solução, mesmo que ela seja um pouco confusa...
A fim de ajudar o cliente a automatizar o processo dele e até mesmo de dar um sentido ao termo variável personalizada. Criamos um módulo que facilitará muito a criação de blocos HTMLs padronizados que esperam receber variáveis.
A nossa implementação no módulo de variáveis personalizadas do Magento ganhou assim uma lógica de fácil compreensão. Bastando apenas o cliente inserir o bloco inteiro de HTML e criar as variáveis personalizadas e dinâmicas para ele.
No bloco de HTML acima vemos 4 variáveis personalizadas dinâmicas, sendo elas:
- {{var imgurl}}
- {{var subtitulo}}
- {{var titulo}}
- {{var descricao}}
Essas variáveis são criadas a gosto do cliente, ou seja, ele pode criar quantas ele quiser. E podem repetir também quantas vezes ele quiser.
Mas como ficará o uso desse bloco dinâmico de HTML?
Abaixo exemplifico o uso das variáveis personalizadas dinâmicas em uma categoria:
O código acima esta apenas indentado para melhor compreensão. Mas é possível perceber que as mesmas variáveis que foram criadas pelo cliente no bloco HTML das variáveis personalizadas estão recebendo o valor da variável.
Com isso fica muito mais fácil se padronizar blocos de HTMLs!
Abaixo segue um exemplo de uso chamando 3x o bloco header-padrao e passando variáveis diferentes
Saída no frontend
Bem é isso pessoal! Creio que dica seja interessante para implementação em outros projetos de e-commerce que não sejam Inovarti Magento ;)