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Embora um aplicativo da web progressivo (PWA) seja um fenômeno bastante novo, um número crescente de empresas correm para se beneficiar de seus recursos. O PWA combina os recursos de website e aplicativos que permitem criar uma experiência de usuário envolvente e assim aumentar a taxa de conversão nos e-commerces.

Segundo a Wikipedia, os PWAs são “são páginas da web ou site/e-commerces regulares, mas que podem aparecer para o usuário como aplicativos tradicionais ou aplicativos móveis nativos”.

Segundo o infográfico "The Future of Mobile", os PWAs oferecem inúmeras vantagens as empresas, tais como:

  • Aumento de 68% do tráfego móvel;
  • Melhoria de 15 vezes na carga e velocidade de instalação do aplicativo;
  • Redução de 25 vezes no uso de armazenamento do dispositivo;
  • 52% de aumento médio de conversão;
  • Aumento médio de sessão de 78%;
  • Aumento de engajamento de 137%;
  • Taxa de rejeição 42,86% menor em comparação com e-commerce para celular;
  • Aumento de 133,67% nas visualizações de página;

Mas o que os números acima significam para a eficiência dos negócios? Como ele pode melhorar as conversões?

Para tangibilizar melhor, vamos dar uma olhada nas principais vantagens do PWA e seus recursos para descobrir por que as empresas, desde startups a líderes de mercado, estão optando pelo PWA!

1. Melhora no SEO (Search Engine Optimization)

Durante a pandemia tivemos uma explosão de novos usuários e compras online. Sendo assim ter um e-commerce bem posicionado organicamente garante melhor exposição aos clientes que buscam por preços baixos, promoções, qualidade, informações técnicas... 

O PWA é sem sombra de dúvidas o futuro dos APPs!

Em um artigo do portal administradores, fizeram um post sobre o PWA com o título "O PWA e a morte dos aplicativos".

Isso ocorre porque ele possui como característica principal a instalação leve e rápida nos smartphones e também desfruta de todo o poder do SEO. Deixando assim os usuário livre para usar buscadores como Google ou mesmo de se fidelizar a marca sem ocupar grande espaço em seu smartphone.

O Google indexa os PWAs como uma páginas da Web. Onde isso contribui para uma melhor indexação, classificação e descoberta online. Outro ponto é que o PWA esta 100% alinhado com o Core Web Vitals do Google. Em 2021 o Google vai colocar em produção sua maior atualização de algoritmo dos últimos anos, e isso vai segregar o mercado de vendas online em: Júnior`s e Profissionais.

2. UX semelhante a um aplicativo

Hoje em dia, os usuários móveis preferem aplicativos a navegadores, pois são mais amigáveis, podem operar offline e ter uma interface mais atrativa. Os aplicativos da web progressivos fornecem uma experiência avançada ao usuário, combinando a aparência dos aplicativos móveis e o melhor desempenho do e-commerce. 

Os PWAs fornecem a mesma experiência do usuário que os aplicativos móveis nativos e são considerados superiores aos dos sites.

Ao mesmo tempo, possuem a mesma velocidade, capacidade de resposta e capacidades abrangentes. Como resultado, os mecanismos de pesquisa os indexam igualmente como uma página web, e é por isso que sistemas como o Google ou o Bing podem localizar páginas PWA. 

Os PWAs guardam dados apenas para uso próprio, as páginas desses aplicativos podem ser encontradas na internet, o que pode ter um impacto favorável no número de visualizações das páginas.

3. Instalação rápida

Ao contrário dos aplicativos móveis regulares, os PWAs não exigem um processo de instalação longo e complexo, o que melhora significativamente a experiência do usuário. Os usuários simplesmente baixam um aplicativo, de forma rápida e direta em seus dispositivos, e não precisam ir para a App Store ou Google Play. 

PS: A Apple tamém passou a suportar recursos do PWA, com por exemplo o service working.

Ele agiliza o procedimento e reduz significativamente o abandono do usuário. Depois que os usuários baixam um aplicativo, eles podem acessá-lo por meio de um ícone na área de trabalho.

Clique aqui para acessar o link do app PWA no Google Play.

4. Melhor desempenho

Os PWAs armazenam em cache textos, imagens e outros conteúdos de maneira específica e eficiente, o que permite melhora significativamente a velocidade de execução. Junto com a operação rápida, o desempenho impecável é outro atributo que tem impacto na experiência do usuário e nas taxas de conversão.

Os varejistas e provedores de conteúdo devem adotar esse tipo de app, pois permite uma experiência do usuário mais positiva do que os aplicativos móveis, melhorando a retenção e a fidelidade do cliente.

5. Multiplataformas e dispositivos

Ao contrário dos aplicativos regulares que exigem muito dos sistemas operacionais e dos recursos técnicos de vários dispositivos, os PWAs funcionam em qualquer lugar. Um único aplicativo pode satisfazer as necessidades de vários consumidores e fornecer uma experiência de usuário uniforme em diferentes terminais. 

Esse fato também contribui significativamente para a automação comercial, já que as empresas que dependem de PWAs sabem que o software que seus funcionários usam tem um desempenho perfeito, independentemente da plataforma ou versão do aplicativo.

Os PWAs são altamente responsivos a vários formatos, pois se adaptam adequadamente a vários tamanhos de tela. Ao mesmo tempo, esse tipo de aplicativo permite suporte cruzado para usuários que alternam entre seus dispositivos (mobile, tablet ou desktop), proporcionando-lhes uma experiência contínua. Os usuários podem acessar um aplicativo que tem as mesmas configurações e dados no website.

6. Segurança e LGPD

Os PWAs são renderizados por meio de um protocolo HTTP/2 que garante segurança de alto nível de velocidade para usuários e um conteúdo com criptografia de ponta a ponta.

A lei brasileira LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) entrou em vigor 18/09/2020 e é uma "variação" da lei européia GDPR/GRPD General Data Protection. Para entender melhor sua diferença e certificações clique aqui!

A Inovarti desenvolveu seu próprio módulo da LGPD 100% de acordo com as boas práticas exigidas pela GDPR/GRPD (que tem maior rigidez sobre o uso dos dados). Ter nosso próprio módulo da LGPD ajuda em um melhor rankeamento do Core Web Vitals, além de não depender de terceiros (SAAS). Aumentando assim a segurança e performance da nossa plataforma de e-commerce.

Quem estiver buscando um subterfúgio para se adequar a LGPD segue o link do SAAS Metomic que tem ama função bem legal e free, mas possui problemas quanto ao ranqueamento do Core Web Vitals, por ser um script externo e com latência que ele entende como sendo desnecessária.

7. Operação offline perfeita

Os service workers integrados armazenam em cache importantes recursos e informações progressivas de aplicativos da web, o que elimina a necessidade de baixá-los e permite que os usuários os acessem sem uma conexão com a Internet.

A capacidade de operar offline ou em redes comprometidas torna os PWAs muito mais convenientes do que sites/e-commerces, que exigem uma conexão de Internet estável. 

Baseia-se no salvamento de informações que os usuários acessaram anteriormente, por exemplo, páginas. Se eles tentarem abrir páginas que não visitaram online, o aplicativo mostrará uma página offline personalizada. Esse recurso é crucial para os varejistas, pois permite que eles evitem que usuários abandonem seus catálogos e aumenta a retenção de clientes.

Sendo assim a técnica de pré-armazenamento em cache permite conectividade offline. A tecnologia Service Worker ajuda os PWAs a carregar rapidamente, contribuindo assim para uma melhor experiência.

8. Mapeamento do usuário usando o Analytics e Facebook

Os PWAs capturam o tráfego da Web, deixando assim mais fácil e de forma centralizada para as marcas rastrear usuários com suas ferramentas de análise tradicionais

sem ter que procurar ferramentas avançadas e técnicas que forneçam dados dos usuários e sua jornada de compras entre dispositivos.

9. Sem problemas de atualização

Os PWAs têm uma funcionalidade específica que permite a atualização automática, sem notificar os usuários e incomodá-los com solicitações de permissão. Esses aplicativos são atualizados sempre que os usuários os visitam, eliminando assim a necessidade de fazer o download das alterações em lote e instalá-las. 

10. Baixo custo de desenvolvimento

Os PWAs não requerem versões diferentes para vários dispositivos; um único aplicativo progressivo atende aos requisitos de todos os endpoints nos quais opera. Portanto, isso reduz significativamente a quantidade de esforços que os desenvolvedores fornecem e, como resultado, o custo para criar um PWA diminui. O custo é três ou quatro vezes menor do que um aplicativo móvel nativo.

Contudo não são todos que conseguem implementar o PWA em seus sistemas. Isso porque muitos dos sistemas são legados e não possuem uma estrutura o mínimo organizada e atualizada para assim poder implementar o PWA.

Para fazer uso do poder do PWA as plataformas de e-commerces precisam ter um excelente nível de padronização. E isso nós temos! ;)

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fonte original https://www.sam-solutions.com/

FAQ PWA: Plataforma de E-commerce com Progressive web application | Inovarti Soluções Avançada em E-Commerce Magento

Mas o que é PWA (Progressive Web Apps)?

De modo geral, os Progressive Web Apps são uma metodologia de desenvolvimento, que tornam a experiência de uso de uma página web pelo celular semelhante a de um aplicativo mobile. Trata-se, portanto, de uma evolução híbrida entre um aplicativo e uma página web

Quando usar PWA?

Quando você deseja migrar sua versão web para um aplicativo sem esforço resolvendo o principal problema do usuário com poucas funcionalidades e muita velocidade; APP nativo: Versão completa da sua aplicação com a grande maioria dos recursos disponíveis no seu projeto.

O que é um aplicativo para e-commerce com PWA?

Progressive Web Apps (PWAs) são aplicações Web que buscam oferecer ao usuário a mesma experiência vivida em aplicativos nativos, sendo adaptável a qualquer tipo de dispositivo móvel ou desktop e também a qualquer rede.

O checklist para se ter um PWA?

1 - Use HTTPS e redirecione sempre para HTTPS. ... 2 - Tenha um site Responsivo e Rápido. ... 3 - Tenha uma cor tema no site. ... 4 - Tenha um Manifesto com informações do seu site. ... 5 - Registre um Service Worker e responda 200 quando offline.

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