Embora um aplicativo da web progressivo (PWA) seja um fenômeno bastante novo, um número crescente de empresas correm para se beneficiar de seus recursos. O PWA combina os recursos de website e aplicativos que permitem criar uma experiência de usuário envolvente e assim aumentar a taxa de conversão nos e-commerces.
Segundo a Wikipedia, os PWAs são “são páginas da web ou site/e-commerces regulares, mas que podem aparecer para o usuário como aplicativos tradicionais ou aplicativos móveis nativos”.
Segundo o infográfico "The Future of Mobile", os PWAs oferecem inúmeras vantagens as empresas, tais como:
- Aumento de 68% do tráfego móvel;
- Melhoria de 15 vezes na carga e velocidade de instalação do aplicativo;
- Redução de 25 vezes no uso de armazenamento do dispositivo;
- 52% de aumento médio de conversão;
- Aumento médio de sessão de 78%;
- Aumento de engajamento de 137%;
- Taxa de rejeição 42,86% menor em comparação com e-commerce para celular;
- Aumento de 133,67% nas visualizações de página;
Mas o que os números acima significam para a eficiência dos negócios? Como ele pode melhorar as conversões?
Para tangibilizar melhor, vamos dar uma olhada nas principais vantagens do PWA e seus recursos para descobrir por que as empresas, desde startups a líderes de mercado, estão optando pelo PWA!
1. Melhora no SEO (Search Engine Optimization)
Durante a pandemia tivemos uma explosão de novos usuários e compras online. Sendo assim ter um e-commerce bem posicionado organicamente garante melhor exposição aos clientes que buscam por preços baixos, promoções, qualidade, informações técnicas...
O PWA é sem sombra de dúvidas o futuro dos APPs!
Em um artigo do portal administradores, fizeram um post sobre o PWA com o título "O PWA e a morte dos aplicativos".
Isso ocorre porque ele possui como característica principal a instalação leve e rápida nos smartphones e também desfruta de todo o poder do SEO. Deixando assim os usuário livre para usar buscadores como Google ou mesmo de se fidelizar a marca sem ocupar grande espaço em seu smartphone.
O Google indexa os PWAs como uma páginas da Web. Onde isso contribui para uma melhor indexação, classificação e descoberta online. Outro ponto é que o PWA esta 100% alinhado com o Core Web Vitals do Google. Em 2021 o Google vai colocar em produção sua maior atualização de algoritmo dos últimos anos, e isso vai segregar o mercado de vendas online em: Júnior`s e Profissionais.
2. UX semelhante a um aplicativo
Hoje em dia, os usuários móveis preferem aplicativos a navegadores, pois são mais amigáveis, podem operar offline e ter uma interface mais atrativa. Os aplicativos da web progressivos fornecem uma experiência avançada ao usuário, combinando a aparência dos aplicativos móveis e o melhor desempenho do e-commerce.
Os PWAs fornecem a mesma experiência do usuário que os aplicativos móveis nativos e são considerados superiores aos dos sites.
Ao mesmo tempo, possuem a mesma velocidade, capacidade de resposta e capacidades abrangentes. Como resultado, os mecanismos de pesquisa os indexam igualmente como uma página web, e é por isso que sistemas como o Google ou o Bing podem localizar páginas PWA.
Os PWAs guardam dados apenas para uso próprio, as páginas desses aplicativos podem ser encontradas na internet, o que pode ter um impacto favorável no número de visualizações das páginas.
3. Instalação rápida
Ao contrário dos aplicativos móveis regulares, os PWAs não exigem um processo de instalação longo e complexo, o que melhora significativamente a experiência do usuário. Os usuários simplesmente baixam um aplicativo, de forma rápida e direta em seus dispositivos, e não precisam ir para a App Store ou Google Play.
PS: A Apple tamém passou a suportar recursos do PWA, com por exemplo o service working.
Ele agiliza o procedimento e reduz significativamente o abandono do usuário. Depois que os usuários baixam um aplicativo, eles podem acessá-lo por meio de um ícone na área de trabalho.
Clique aqui para acessar o link do app PWA no Google Play.
4. Melhor desempenho
Os PWAs armazenam em cache textos, imagens e outros conteúdos de maneira específica e eficiente, o que permite melhora significativamente a velocidade de execução. Junto com a operação rápida, o desempenho impecável é outro atributo que tem impacto na experiência do usuário e nas taxas de conversão.
Os varejistas e provedores de conteúdo devem adotar esse tipo de app, pois permite uma experiência do usuário mais positiva do que os aplicativos móveis, melhorando a retenção e a fidelidade do cliente.
5. Multiplataformas e dispositivos
Ao contrário dos aplicativos regulares que exigem muito dos sistemas operacionais e dos recursos técnicos de vários dispositivos, os PWAs funcionam em qualquer lugar. Um único aplicativo pode satisfazer as necessidades de vários consumidores e fornecer uma experiência de usuário uniforme em diferentes terminais.
Esse fato também contribui significativamente para a automação comercial, já que as empresas que dependem de PWAs sabem que o software que seus funcionários usam tem um desempenho perfeito, independentemente da plataforma ou versão do aplicativo.
Os PWAs são altamente responsivos a vários formatos, pois se adaptam adequadamente a vários tamanhos de tela. Ao mesmo tempo, esse tipo de aplicativo permite suporte cruzado para usuários que alternam entre seus dispositivos (mobile, tablet ou desktop), proporcionando-lhes uma experiência contínua. Os usuários podem acessar um aplicativo que tem as mesmas configurações e dados no website.
6. Segurança e LGPD
Os PWAs são renderizados por meio de um protocolo HTTP/2 que garante segurança de alto nível de velocidade para usuários e um conteúdo com criptografia de ponta a ponta.
A lei brasileira LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) entrou em vigor 18/09/2020 e é uma "variação" da lei européia GDPR/GRPD General Data Protection. Para entender melhor sua diferença e certificações clique aqui!
A Inovarti desenvolveu seu próprio módulo da LGPD 100% de acordo com as boas práticas exigidas pela GDPR/GRPD (que tem maior rigidez sobre o uso dos dados). Ter nosso próprio módulo da LGPD ajuda em um melhor rankeamento do Core Web Vitals, além de não depender de terceiros (SAAS). Aumentando assim a segurança e performance da nossa plataforma de e-commerce.
Quem estiver buscando um subterfúgio para se adequar a LGPD segue o link do SAAS Metomic que tem ama função bem legal e free, mas possui problemas quanto ao ranqueamento do Core Web Vitals, por ser um script externo e com latência que ele entende como sendo desnecessária.
7. Operação offline perfeita
Os service workers integrados armazenam em cache importantes recursos e informações progressivas de aplicativos da web, o que elimina a necessidade de baixá-los e permite que os usuários os acessem sem uma conexão com a Internet.
A capacidade de operar offline ou em redes comprometidas torna os PWAs muito mais convenientes do que sites/e-commerces, que exigem uma conexão de Internet estável.
Baseia-se no salvamento de informações que os usuários acessaram anteriormente, por exemplo, páginas. Se eles tentarem abrir páginas que não visitaram online, o aplicativo mostrará uma página offline personalizada. Esse recurso é crucial para os varejistas, pois permite que eles evitem que usuários abandonem seus catálogos e aumenta a retenção de clientes.
Sendo assim a técnica de pré-armazenamento em cache permite conectividade offline. A tecnologia Service Worker ajuda os PWAs a carregar rapidamente, contribuindo assim para uma melhor experiência.
8. Mapeamento do usuário usando o Analytics e Facebook
Os PWAs capturam o tráfego da Web, deixando assim mais fácil e de forma centralizada para as marcas rastrear usuários com suas ferramentas de análise tradicionais
sem ter que procurar ferramentas avançadas e técnicas que forneçam dados dos usuários e sua jornada de compras entre dispositivos.
9. Sem problemas de atualização
Os PWAs têm uma funcionalidade específica que permite a atualização automática, sem notificar os usuários e incomodá-los com solicitações de permissão. Esses aplicativos são atualizados sempre que os usuários os visitam, eliminando assim a necessidade de fazer o download das alterações em lote e instalá-las.
10. Baixo custo de desenvolvimento
Os PWAs não requerem versões diferentes para vários dispositivos; um único aplicativo progressivo atende aos requisitos de todos os endpoints nos quais opera. Portanto, isso reduz significativamente a quantidade de esforços que os desenvolvedores fornecem e, como resultado, o custo para criar um PWA diminui. O custo é três ou quatro vezes menor do que um aplicativo móvel nativo.
Contudo não são todos que conseguem implementar o PWA em seus sistemas. Isso porque muitos dos sistemas são legados e não possuem uma estrutura o mínimo organizada e atualizada para assim poder implementar o PWA.
Para fazer uso do poder do PWA as plataformas de e-commerces precisam ter um excelente nível de padronização. E isso nós temos! ;)
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fonte original https://www.sam-solutions.com/