O que são os pagamentos digitais?
São um tipos de micropagamentos (transferências financeiras) feitas de forma eletrônica entre diferentes pessoas ou instituições, que permite operações também fora do horário comercial tradicional, inclusive nos fins de semana e feriados
Quais os tipos de transferências estarão disponíveis para o e-commerce utilizando o Pagamento instantâneo?
As transferências que rodarão nas lojas virtuais serão:
- entre pessoas (transações P2P, person to person)
- entre pessoas e estabelecimentos comerciais (transações P2B, person to business )
- entre empresas, como pagamentos de fornecedores, por exemplo (transações B2B, business to business )
Quando será lançado no Brasil o Pagamento Instantâneo?
A implementação do ecossistema de pagamentos instantâneos no Brasil, está prevista para novembro de 2020.
O que precisaremos para usarmos esses métodos de pagamentos nos e-commerces brasileiro?
Um smartphone, uma conta em um prestador de serviço de pagamento (PSP) de escolha do consumidor e o aplicativo desse prestador (PSP)
-
Pensando nisso a Inovarti já está se preparando para ser uma prestadora de serviço (PSP) e assim oferecer ao mercado brasileiro o Pay2.
- O Pay2 contará com o nosso app de marketplace e nosso checkout multiplataforma que irá criar uma fusão entre o mercado online (e-commerces) com o offline (comércios regionais).
- Ofereceremos assim para diversas plataformas de e-commerce (tais como: Magento 1, Magento 2, Woocommerce, Opencart, Oscommerce, Shopify, entre outras...) toda acomodidade de nosso Checkout mais a união de nosso APP de Marketplace que possuirá:
- - O sistema de pagamento instantâneo (PIX);
- - O nosso sistema de Smart Login (e-commerce e app);
- - E todo o poder da gamificação com cashback entre os lojistas.
No Brasil diversos cartões e APPs já oferecem hoje pagamentos digitais usando o Contactless payment (pagamento sem contato). Mas... Eles não se comunicam!
Empresas de tecnologia, cartões de crédito e fintechs já têm algumas soluções para a transferência de dinheiro.
As empresas, entidades do setor e instituições financeiras no Brasil já possuem sistema de transferências de valores digitais, mas nenhuma delas se comunicam. Assim você não consegue ler o QR Code uma da outra.
- O que o BC quer fazer, com o sistema nacional de pagamento instantâneo, é pôr os os modelos individuais já existentes de transferência digital de dinheiro para se “conversarem”.
-
O BC quer é não só que esses sistemas se falem, mas também criar regras para que essas transações ocorram, seja de um cartão para uma conta corrente, de uma conta para uma carteira digital”
E porque é tão importante o BACEN padronizar os Pagamentos Instantâneos?
A Tencent é a uma companhia de tecnologia chinesa dona da maior rede social da China, o WeChat. A empresa também produz jogos para dispositivos móveis. Recentemente a Tencent tornou-se a primeira empresa asiática com valor de mercado de mais de US$ 500 bilhões e com isso ela ultrapassou o Facebook em valor de mercado.
-
A China é um lugar peculiar. Com a internet fechada, muitas das empresas desenvolveram soluções diferentes do que no ocidente. E duas delas delas, em especial, desenvolveram aplicativos que estão mudando diversos hábitos dos chineses e ajudando o país a ocupar o posto de primeiro pais do mundo sem dinheiro.
Com mais de 1 bilhão de usuários mensalmente ativos, o WeChat não é apenas um aplicativo de mensagens. O aplicativo se tornou uma plataforma que possibilita pagamentos online, e é uma das mais utilizadas na China.
O WeChat Pay concorre diretamente com o Alipay, do Alibaba. As duas plataformas permitem pagamentos digitais e estão acabando com o dinheiro na China.
- Pequenas e grandes lojas aceitam o pagamento via WeChat e dinheiro é uma coisa do passado na maior parte das grandes cidades chinesas – cerca de 90% dos pagamentos na China hoje já não usam dinheiro, mas é bom destacar que a maioria é feito através de aplicativos como o WeChat e o Alipay. Que juntos formam o Oligopólio Chinês do meio de pagamento.
Oligopólio é uma forma evoluída de monopólio, no qual um grupo de organizações ou governos promovem o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços
No Brasil o Open Banking veio para ficar!
Cerca de 85% do dinheiro que circula no Brasil passa na mão de cinco bancos. A informação é de Fabio Neufeld, fundador da Kavod Lending e membro da Associação Brasileira de Fintechs, a ABFintechs.
As startups de serviços financeiros, estão, aos poucos, contribuindo para reduzir a concentração bancária no Brasil. E o mais importante: fazem isso enquanto oferecem crédito ao consumidor de forma mais barata que os grandes bancos. Isso é possível pois as fintechs utilizam muita tecnologia, possuem estruturas muito mais enxutas e conseguem reduzir a diferença entre o custo de captar recursos e emprestar às pessoas e empresas.
Em relação à regulamentação, o destaque para as fintechs é o open banking, cujo conceito chave é que o cliente é dono de seus próprios dados, o que, espera-se, deve aumentar a competição no mercado. “Se, antes, o banco tinha como diferencial competitivo a posse desses dados, agora essa informação vai virar commodity”, disse Daniel Gomes, cofundador da Nexoos, uma fintech que conecta investidores a empresas em busca de crédito.
O BC avalia que o processo de open banking no Brasil é uma “tendência irreversível”, que irá favorecer o aumento da concorrência dentro do setor financeiro e a prestação de serviços mais baratos e de melhor qualidade para os clientes.
Assim a forma como o BC está construindo a estrutura é bastante positiva, pois permite a comunicação entre as diversas plataformas. O que vai certamente mudar o mercado com essa forma de liquidação.
- Para se ter uma ideia, o Wechat e o Alipay mencionados acima, também não conversam entre si e nem com outros sistemas chineses ou globais de pagamentos digitais.
-
Por isso que é normal vermos na China pedintes com apenas dois QR Codes (Um do WeChat e um do AliPay).